quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

GERAÇÃO AÇO, versão 2007


A época de treinos do Aposento 2007 abriu com uma certeza e uma esperança. A certeza de não defraudar a história e os pergaminhos que o grupo já alcançou e a esperança legítima de que vai fazer tudo para tentar dar mais ainda, pois o limite é o infinito, querendo sempre mais, superando-se cada um a si próprio para fazer mais pelo bem de todos, melhor por um grupo que é de todos aqueles que merecem dele ser e a ele pertencer.

No início de cada época há sempre uma realidade que parece ser lei, entram novos membros com vontade de vestir e honrar jaquetas de outros que deixaram de pisar as arenas. O fim do percurso de uns deixa saudades mas abrem-se portas para os mais novos se poderem mostrar e provar que querem ser iguais a quem pelo seu passado e pelos seus feitos só podem e devem ser referências. Quererão sobretudo juntar-se e fazer parte da Geração Aço. O alcance da perfeição não é um fim em sim mesmo, não é sequer uma realidade que se consiga atingir, é sim aquela meta a que todos se devem propor. Num grupo que se quer coeso é preciso querer, amizade, força, inteligência, valentia, espírito de sacrifício e é isso a isso que o Aposento nos vem habituando.

"As forças do homem não são concebidas como uma orquestra. No homem é necessário que todos os instrumentos toquem constantemente com toda a sua força. Não foram destinados a ouvidos humanos e não dispõem da duração de uma noite de concerto durante a qual cada instrumento pode esperar para se fazer valer. Por vezes parece que as coisas serão assim: tu tens tal tarefa a cumprir, dispões de tantas forças quantas são necessárias para a levar a bom termo (nem muito, nem muito pouco, sem dúvida que é necessário concentrares-te, mas não tens que estar ansioso), com bastante tempo teu e boa vontade para o trabalho, onde está o obstáculo ao êxito da imensa tarefa? Não percas tempo a procurá-lo, talvez não exista. Franz Kafka, in 'Meditações'"

Nestes termos, o próximo treino no dia 3 de Março será mais um passo para um objectivo comum, uma missão de grupo em que cada um na sua parte e todos em conjunto dão, de forma altruística, um contributo para a Arte ajudando à emoção que sempre existiu e asim continuará nas praças cheias ou vazias, de mais ou menos aficcion, de maior ou menor importância. O empenho é o mesmo. Os triunfos pretendem-se e sucederão naturalmente sempre que existir em conjugação a amizade, força, inteligência, valentia, espírito de sacrifício, acrescidos da necessária protecção de Deus.

Sem comentários: