quarta-feira, 23 de maio de 2007

Filme Resumo da Ascensão, Chamusca 17 de Maio

O artigo do jornal Correio da Manhã, no respectivo site, destaca a crónica da corrida do passado dia 17 de Maio da seguinte maneira: "Um estupendo curro de toiros de Felicidade Dias levou enorme emoção às bancadas da velha praça da Chamusca, na última Quinta-feira da Ascensão. Excelentes em tipo, peso e trapio, estiveram de mais para a lide a pé..." E continua assim: "Os Forcados do Aposento da Chamusca, de Tiago Prestes, tiveram uma tarde muito dura com idas à enfermaria. Valeu a raça e o querer para consumar três pegas muito aplaudidas. Na cara estiveram João Vinagre, João Braga e Bruno Lucas." (destacamos, apenas, o que aos forcados diz respeito). Já o site que publicitamos no nosso blog (tourobravo.com) reza o seguinte: "A primeira Corrida da Feira da Ascensão na Chamusca abriu com um curro de toiros sério, com idade, peso e trapio, da ganadaria Felicidade Dias. Os oponentes da divisa vermelha e amarela deram um bom jogo no geral, à excepção do segundo, quinto e sexto, este último mais reservado. (...) Quanto à Forcadagem, os Amadores do Aposento da Chamusca executaram as suas pegas à quarta, quinta e primeira tentativas."

As nossas opiniões, durante e após a corrida, divergiram. Ou foram os toiros que se fecharam em tábuas, ou eram sérios e nobres na capa e no cavalo e acobardados nas pegas, ou saíam com pata à primeira tentativa, como um forcado gosta, mas proporcionavam reuniões duríssimas, ou o forcado de cara não se reuniu bem, ou por terem 5 anos (ou quase) não permitiam erros na primeira tentativa e tinham mais sentido nas seguintes, enfim... Um "sem fim" de opiniões que dará tema de conversa nos próximos tempos. Aliás como é hábito num grupo de forcados digno desse nome. Há que ver o que esteve menos bem e porquê, corrigir o que esteve menos bem, perceber as razões que conduziram ao infortúnio de não pegarmos os toiros à primeira tentativa, como queriamos, gostaríamos, e para tal treinámos. "Recuou de menos... recuou de mais... não encheu a cara ao toiro... não se sacou... não se fechou... os ajudas tardaram...". Sejam quais forem as razões temos os vídeos para corrigir e um treino já no próximo sábado, pelas 10h30, em Vale de Oliveira, no Sr. Rui Gonçalves, para falarmos.

Melhores corridas virão, com o Grupo sempre em cima, cabeça erguida, moral levantada, mazelas curadas, com vontade, alma e espírito toureiros! Até à próxima corrida faltam cerca de duas semanas (17 dias). O Grupo estará afinado. E pelo Aposento da Chamusca venha vinho! Sorte!

E.T. Uma palavra de apreço ao Bruno Lucas que fez uma boa pega à 1.ª tentativa, às 5 tentativas do Vinagrinho e ao aço do João "Lázaro" Braga que, com raça e inanimado, se levantou da maca e foi consumar o que tinha começado. Foi ele que pôs o barrete e bateu as palmas ao toiro na primeira tentativa. Pois, então, foi ele que tirou o barrete e bateram-lhe palmas na última tentativa. Um abraço especial aos três!

José Pinto-Coelho

Sem comentários: