quarta-feira, 9 de maio de 2007

Garraiada Académica de Lisboa na Monumental do Campo Pequeno

Cerca de 2000 jovens estiveram terça-feira à noite, no Campo Pequeno, para assistir à Garraiada Académica de Lisboa, retomando assim a tradição deste tipo de espectáculos, onde se iniciaram tantas futuras estrelas do toureio português.
Alegria, boa disposição e valentia deram o tom a uma noite em que cada interveniente se superou em vontade de agradar, perante os seus colegas e na tentativa de exprimir a arte que leva dentro.

Vany arrecadou o prémio para a melhor lide a cavalo, ao passo que o prémio para a melhor pega foi para Jorge Carrão dos Académicos da Universidade Lusíada. O prémio Coragem foi para José Manuel “Chapelli”, de Portalegre.

A Garraiada Académica de Lisboa terminou com a entrada na arena de uma vaca para “curiosos”, que permitiu um franco convívio entre todos os que se sentiram com coragem para descer à arena e tentar a sua sorte como futuros toureiros.

Porém, antes disso, os Académicos da Lusíada fizeram a chamada "sorte de gaiola". Com bravura e galhardia foi à cara Pedro Bibi que se fechou lindamente na cara da vaca desembolada. Bem o grupo a ajudar.
Nomes que vieram a ser famosos, como Frederico Cunha, Gustavo Zenkl e Vitor Ribeiro (pai), nos anos sessenta, José João Zoio, os irmãos João e António Ribeiro Telles e Vítor Mendes, entre outros, deram os seus primeiros passos no toureio em espectáculos deste tipo.
Para dia 26 de Maio está agendada a garraiada do Colégio Militar.
Pela objectiva de Zé da Quinta, apresentam-se alguns dos momentos vividos na noite de 8 de Maio na 1ª Garraiada Académica realizada no novo Campo Pequeno.

Uma palavra de apreço aqui fica a Rui Bento Vasques, à Selecção de Forcados, ao Tintelhão, ao "Chapelli" e à Vany. Estes merecem apreço especial já que João "O Braga" e grande parte dos Académicos da Lusíada são nossos companheiros de trincheira no Aposento da Chamusca.


João "O Braga", com um centro de sorte dominado, consentindo o morrilho debaixo do braço para cravar ao estribo e a quarteio, após citar de largo! É o fino toureio à antiga portuguesa, só à altura das grandes figuras, como Palha Blanco ensinava.


Presidente Carrão bem embarbelado


Francisco "El Mira" num passe monumental




"Chapelli" e o prémio que lhe valeu o prémio coragem

À cara pela Selecção de Forcados - Tiago Lupi (repare-se nas vantagens do grupo a ajudar)




"Viana" num bom ferro quase ao estribo mas definitivamente a quarteio



Sebastiaço, bem embarbelado, depois de uma monumental e aparatosa queda a saltar as tábuas



A promessa feminina do toureio a cavalo


Lopo de Carvalho à antiga!


Bem no cite


...continuando...

...e a volta merecida...

Sem comentários: