quarta-feira, 6 de junho de 2007

Aposento da Chamusca na Feira da Agricultura em Santarém


É já no próximo dia 9 de Junho, Sábado, pelas 22h00, que o nosso Grupo estará presente naquela que é a Corrida de Encerramento da Praça de Toiros sita no CNEMA, na Feira de Santarém. Terá início às 22h00. Corrida de Toiros à Portuguesa com toiros de António José Teixeira para Joaquim Bastinhas, João Salgueiro e Vitor Ribeiro. As pegas estarão a cabo do grupo escalabitano – Forcados Amadores de Santarém – e Aposento da Chamusca. Corrida esta que vem no seguimento do festival de dia 5 de Junho (terça-feira passada) em que o Francisco Montoya, uma vez mais, esteve lindamente frente a um hastado pertencente à ganaderia do Sr. Eng. Rosa Rodrigues. Um cite de arte como manda a tradição, um recuar como mandam as regras sem perder a cara ao novilho, e uma reunião como deve ser, resolvendo o que, ab initio, parecia fácil mas não foi tal. Atrás de si vimos um grupo coeso a ajudar a rês que, e aparentemente, não daria dificuldades de maior. Não foi bem assim, como todos nos apercebemos no momento da reunião. O Francisco resolveu, ajudado por uma grande primeira do Jorge Carrão, com os segundas e os terceiras a encerrarem o assunto, depois de uma boa e atempada entrada do João Zagaio ao rabo do novilho. Quando tivermos oportunidade deixaremos neste site o registo em vídeo de todos esses momentos, com comentários adequados de António Vinagre (crítico tauromáquico), António Melara Dias (júri em nome individual para atribuição do prémio da melhor pega ao único hastado da noite) e José Pinto-Coelho (júri em nome individual para atribuição do prémio do Aço).

É sabido que a primeira corrida da época, no que nos toca, não correu de feição. Tal foi já comentado, escrito, discutido e falado. Queremos agora (e temos oportunidade para isso e para muito mais) emendar o que correu menos bem. Afinal, se não fosse para ganhar não estaríamos cá! É por isso que no próximo Sábado será com garra, determinação, vontade, inter-ajuda, voluntariedade, estoicismo, valentia e cabeça erguida, que demonstraremos a alma toureira do Aposento da Chamusca. E se a há!!! A rapaziada só não pode esquecer-se que temos que viver para isto. Temos que viver para os toiros. Caso contrário, vamos todos embora! Sem pensar nos toiros, sem pensar no Grupo, sem pensar nas corridas, sem concentração, com displicência e subestimando tudo isso, não se chega a porta grande nenhuma. E como é sabido, no mundo dos toiros e da forcadagem só se conhecem duas... Por isso, corações ao alto e vamos viver para isto!

Que Deus reparta a sorte!

Pinto-Coelho

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente prestação na corrida de 9 de Junho. Sugiro a publicação do blog de datas e locais onde o grupo se vai apresentar.