quarta-feira, 20 de junho de 2007

Aposento da Chamusca no Campo Pequeno, dia 5 de Julho.


O Campo Pequeno retoma dia 5 de Julho as nocturnas das quintas-feiras de Verão com um cartel da máxima expectativa, há muito aguardado pelos aficionados, marcado pelo regresso a esta praça de três artistas muito queridos do público português.

João Moura filho regressa ao Campo Pequeno depois de ter triunfado rotundamente na noite da sua alternativa, a 3 de Maio, data em que saiu em ombros do Campo Pequeno, ao lado das duas maiores figuras do toureio a cavalo mundial, respectivamente seu pai, João António Moura e Pablo Hermoso de Mendoza. Triunfador em todas as praças em que actuou, na sua ainda curta carreira, Moura filho concluiu no Campo Pequeno, da forma mais categórica, as suas provas de “doutoramento” em toureio a cavalo, voltando a esta praça para expor a sua forma tão pessoal de interpretar o toureio a cavalo.

Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, um dos matadores de toiros portugueses mais mediáticos de sempre, apresenta-se formalmente no renovado Campo Pequeno, numa fase de claro relançamento da sua carreira artística, depois dos êxitos alcançados em Elvas e Santarém. É um diestro pelo qual o público do Campo Pequeno nutre especial simpatia, alicerçada na graça e variedade do seu toureio, das quais resulta uma comunicação muito fácil e constante com os espectadores, proporcionando momentos de grande euforia na praça.

De entre os nomes emergentes na actual geração de jovens matadores de toiros espanhóis, Eduardo Gallo tem vindo a destacar-se pela serenidade, valentia e bom recorte do seu toureio. Desde que tomou alternativa (San Sebastián, 9 de Agosto de 2004) conheceu com frequência o mel do triunfo e o fel de uma grave colhida, em Badajoz, em Junho de 2005. A profundidade do seu toureio é constantemente destacada pela crítica taurina espanhola, sendo disso testemunho os seus recentes triunfos, nomeadamente na feira de Granada, bem como o facto de integrar os cartéis das principais feiras da temporada espanhola e francesa. Em 2006, apresentou-se no Campo Pequeno, deixando a mais grata impressão entre o público e os aficionados.

Em praça estará o Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, um grupo que iniciou a sua actividade em 1980, embora só aparecesse formalmente em 29 de Junho de 1984, desde sempre capitaneado pelo seu cabo fundador, Tiago Prestes. No seu historial conta-se a participação em corridas em Espanha, França e Venezuela, além de Portugal.

Serão lidados 6 toiros (dois para a lide a cavalo e 4 para a lide a pé) dos herdeiros de Varela Crujo, ganadaria cujo efectivo actual é constituído pelos sub-encastes Domecq e Torrestrella, este por sua vez pertencente ao encaste Parladé (casta Vista-Hermosa).

Sem comentários: