segunda-feira, 18 de junho de 2007

Vila Nova da Barquinha - 15 de Junho de 2007



Cavaleiros:
Rui Salvador
João Salgueiro
Sónia Matias

Forcados Amadores:
Tomar
Aposento da Chamusca

Ganadaria: Hdos. Cunhal Patrício

Como já vem sendo hábito, por ocasião das tradicionais festas de Santo António, a já velhinha Praça de toiros da Barquinha (a segunda mais antiga de Portugal) abre as suas portas. A titulo de referência, a já avançada idade desta praça, fez com que um sector da mesma estivesse à beira de ruir, pelo que o mesmo se encontrava encerrado. Uma decisão de louvar.

Rui Salvador no seu primeiro pouco pode fazer, diante de um toiro manso que logo após a ferragem comprida se refugiou em tábuas. Valeu a entrega e raça do cavaleiro de Tomar. Já no seu segundo (o melhor da corrida) Rui Salvador apresentou-se com ganas de triunfo, e frente a um toiro nobre e com codícia rubricou uma grande actuação, aproveitando da melhor maneira as qualidades do toiro, saindo em plano de triunfador.

João Salgueiro esteve algo sonso e desluzido, muito por culpa dos seus oponentes, principalmete no seu primeiro toiro, este que também cedo procurou o refúgio das tábuas a que Salgueiro pouco pode fazer. No seu segundo toiro, já mais colaborador, desenhou uma lide de menos a mais com destaque para três bons ferros curtos que levantaram as bancadas, saindo debaixo de fortes aplausos.

Sónia Matias teve nesta nocturna da Barquinha uma noite para esquecer. Não por sua culpa, mas por culpa dos seus dois toiros, dois mansos perdidos que nenhum ganadeiro quer ver em praça. Valeu a entrega e simpatia da cavaleira.

No que diz respeito à forcadagem, pelo Grupo de Tomar abriu praça Ricardo Campino numa bela pega à 1ª tentativa, num toiro tardo de investida. Seguiu-se-lhe Pedro Miguel também à 1ª tentativa, em que o grupo "abriu" a ajudar. A fechar a actuação do grupo Tomarense, Xavier à pegou à 2.ª tentativa.
Pelo Grupo do Aposento da Chamusca, abriu praça João Zagaio à 1ª tecnicamente perfeito, a aguentar o toiro no recuar nunca lhe perdendo a cara, como nos ensina a boa escola do toureio. António Melara Dias, também ele à 1.ª tentativa e com o grupo coeso a ajudar, fez uma boa pega num toiro que não complicou. A fechar a actuação da rapaziada da Chamusca, foi à cara Pedro Ribeiro, também à 1ª tentativa.
A noite que contou com meia casa forte.
Como nota negativa, o mau jogo dado pelos toiros Cunhal Patrício.
Como nota positiva a excelente entrada de público.
in toureio.no.sapo.pt, devidamente alterado pela redacção do Blog.

Sem comentários: